Documentários

T(t)erra, pra quê te quero?!

Duração: 20:49 min     Ano: 2009    
País: Brasil     Local de Produção: Ourinhos - SP e São Pedro do Turvo - SP 





Ficha técnica:

Professora responsável: Profª Maria Cristina Perusi
Técnico de Laboratório: Jackson Ferreira
Alunos Bolsistas: Aline Natasha Pereira, Angélica Scheffer, Bruna de Souza, Camila Al Zaher, Cristina Melo do Prado, Larissa Moreno e Renata Correa Costa
Fotografia: Aparecido Marrera
Trilha Sonora: Quinteto Harmonial - "Revoada" ; "Ponteio Acutilado"  e "Rasga"
Edição: Elizabete Farias 
Produção Final: Camila Al Zaher e Elizabete Farias 



Baixe o artigo completo AQUI
As terras

Duração: 07:26 min     Ano: 2011    
País: Brasil     Local de Produção: Pontal do Paranapanema- SP 




Ficha técnica:

Professora responsável: Profª Maria Cristina Perusi
Técnico de Laboratório: Jackson Ferreira
Alunos Bolsistas: Lucas Vituri
Fotografia: Camila Al Zaher
Trilha Sonora: Camila Al Zaher
Edição: Elizabete Farias 
Produção Final: Camila Al Zaher e Elizabete Farias 

Sinopse: O projeto de extensão universitária COLÓIDE volta-se à educação em solos como uma das vertentes da educação ambiental. Em atividade desde o ano de 2007, já atendeu mais de 3.000 pessoas, tanto na educação formal quanto na não-formal. Com o objetivo de se trabalhar os princípios da educação em solos e registar essas experiências na forma de vídeos documentários, foram realizadas atividades com 35 pessoas da terceira idade do Projeto Saúde de Ouro, mantido pela Prefeitura de Ourinhos/SP e 6 famílias do Assentamento Rural Nova Esperança, município de Euclides da Cunha Paulista/SP. O resultado foi a produção de dois documentários: “T(t)erra pra quê te quero!?” e “Percepções e Vivências: A(s) Terra(s)”, respectivamente. A filmagem foi feita com uma câmera Sony HDR-SR10 Digital e o vídeo produzido, editado no Windows Movie Maker. As atividades propiciaram a educação ambiental tendo o recurso solo como eixo norteador. Instigou-se o exercício da cidadania, a visão crítica da realidade e a necessidade da conservação do ambiente, articulando os conteúdos referentes ao solo juntamente com a problemática ambiental das áreas visitadas.