Equipe


Maria Cristina Perusi
cristina@ourinhos.unesp.br

Sou professora do curso de Geografia da UNESP/Ourinhos desde o ano de 2006. Além disso, juntamente com minha equipe que, aliás, é excelente, conduzimos as atividades do projeto de extensão universitária COLÓIDE. Esse projeto é a menina dos meus olhos e posso explicar.

Tive toda a minha formação básica em escolas públicas e, diga-se de passagem, muito tradicionais. A elas devo muito do que sou hoje enquanto profissional e cidadã. Sou capaz de me lembrar de cada professor e da filosofia que os conduzia nos caminhos muitas vezes meandrantes da educação. Dentre eles, a primeira, Da. Maria Riga, que teve muito trabalho para corrigir meu “t” inclinado para a esquerda. Dentre outras contribuições, ela dizia que “ninguém ensina ninguém”, mas se quiséssemos aprender, ela estaria sempre disponível para “partilhar”. Isso é divino, paradigmático, revolucionário... Penso que nem ela sabia a que corrente teórico-metodológica pertencia, mas sabia muito bem onde queria chegar com a turma de pequenos, e eu me incluía.


Assim como a Da. Maria, acredito piamente na capacidade transformadora da educação “partilhada”, construída, comprometida. Acredito que ela, somente ela, é capaz de transformar essa sociedade tão miserável, de uma geografia tão sofrida, na fala do Aziz, assim como a nossa.

Aí entra o COLÓIDE. Essa palavrinha esquisita nos reporta as pequenas iniciativas que, somadas, podem fazer a diferença. Trabalhamos com educação formal e não formal, do lúdico aos embates teóricos e conceituais. Objetivamos, dentre outros, popularizar a educação em solos e construir pilares sólidos de uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora. Eis o espírito do COLÓIDE.


Fátima Aparecida Costa
filo8costa@hotmail.com


Graduanda em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faz parte do grupo de extensão universitária Colóide desde o segundo semestre de 2010.


Willian Santos
willian.geo@hotmail.com


Graduando do 2º ano do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faz parte do grupo de extensão universitária Colóide desde o primeiro semestre de 2011. Com enfase na produção de materiais didáticos de Geologia / pedologia e voltado à práticas pedagógicas para educação inclusiva


Angélica Scheffer da Motta angelica_scheffer@hotmail.com

Graduanda do 3º ano do curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Ourinhos. Faz parte do grupo de extensão universitária Colóide desde 2010, com ênfase na elaboração de materiais didáticos para subsidiar as aulas de Geologia e Pedologia no contexto geográfico.


Renata Correia Costa
recorreiacosta@gmail.com


Licenciada em Geografia e concluinte do curso de bacharelado em geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez parte do grupo de extensão universitária Colóide de 2008 à 2011. Atualmente está no 10º termo e trabalha com o ensino de solos na educação básica.


Ana Claudia Bento
cacaubay@hotmail.com


Cursa Geografia Licenciatura/Bacharel pela Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho". Faz p arte do grupo Colóide desde junho 2010, desenvolveu o jogo "Investigação" e é uma das criadoras do material didático "Super Solos". Atualmente está no 4° termo e trabalha com matérias didáticos no ensino de solos.


Maria Lucila Abacherly
m_lucylla@yahoo.com.br


Discente em Geografia pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho". Faz parte do grupo de extensão universitária Colóide e CEDIAP-GEO. Atualmente está no 2º termo.


Estevão Junior
tevao.junior@gmail.com


Discente do curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista ‘‘ Júlio de Mesquita Filho’’ e colaborador do Grupo de Extensão Universitária Colóide. Atualmente cursa o 4º termo e possui publicações sobre a Educação em Solos para o Ensino Fundamental e Médio. É um dos criadores do material didático ‘‘Super Solos’’, premiado no 6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP em 2011 realizado em Águas de Lindóia/SP.


Larissa Tavares Moreno
larissatavaresmoreno@gmail.com


Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Ourinhos. Fez parte do grupo de extensão universitária COLÓIDE de 2010 a 2011. Atualmente está no 6º Termo, no final do 3º ano da graduação.


Camila Al Zaher
camilazaher@yahoo.com.br
Licenciada em Geografia e concluinte do curso de bacharelado em geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez parte do grupo de extensão universitária Colóide de 2009 à 2011. Atualmente está no 10º termo.


Aline Natasha
aline_natusha@hotmail.com


Graduanda do quarto ano de licenciatura e bacharelado em geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, participa do projeto de extensão Colóide desde 2009, atualmente é bolsista PROGRAD pelo núcleo de ensino. Dentro do projeto já realizou diversas atividades e contribuiu para o desenvolvimento de materiais didáticos, tais como o “Perfil Tátil”.


Daiane Regina Tavares
e-mail: daí_regina89@hotmail.com


Cursando o 2º termo do Curso de Geografia(licenciatura e bacharelado) na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” no Campus Experimental Unesp/Ourinhos.


Jackson
jakson@ourinhos.unesp.br